A Aston Martin revelou a última versão do seu hipercarro Valkyrie que, segundo as mais recentes previsões, começará a ser produzido em finais do próximo ano para as primeiras entregas se concretizarem no início de 2019. Com alterações importantes a nível da carroçaria, esta ainda não é bem a versão final mas, segundo Miles Nurnberger, "designer" da marca, estará a "95% do que será a forma final do carro".
Foi nesse aspecto que apareceu uma das mais notórias alterações no Aston Martin Valkyrie, com um… buraco entre o habitáculo e as cavas das rodas dianteiras que os "designers" procuraram disfarçar da melhor maneira, mas que Newey descobriu conseguir gerar elevada carga aerodinâmica. E essa é uma busca incessante num carro que tem como objectivo fazer uma volta à pista de Silverstone num tempo semelhante ao de um F1!
Outro trabalho quase obsessivo e que tem ido a detalhes inimagináveis é a caça ao peso. Por exemplo, os faróis estão montados em molduras de alumínio anodizado que permitem que sejam 30 a 40% mais leves que os mais leves faróis usados em modelos da Aston Martin. Mas o pormenor mais delicioso respeita ao emblema da Aston Martin a colocar na frente do Valkyrie! O emblema normal foi considerado… peso a mais, um autocolante seria pouco nobre para um carro que custará 2,8 milhões de euros. A solução foi uma película química de alumínio com uma espessura de 70 microns!
Como explicou o responsável do "design" do Valkyrie, as imagens que apresentamos mostram o hipercarro da Aston Martin na sua versão quase final, apenas detalhes poderão mudar a nível da carroçaria, no caso de Adrian Newey descobrir novas formas de aumentar ainda mais a carga aerodinâmica. Apesar de, neste momento, o carro já conseguir gerar… 1816 kg de "downforce", fundamental para manter um "monstro" destes bem colado à estrada!
Recorde-se que a Aston Martin vai fazer apenas 150 unidades da versão de estrada do Valkyrie, a 2,8 milhões de euros cada… e estão já todas vendidas. Haverá ainda mais 25 carros feitos para competição. Apesar disso, o presidente da marca, Andy Palmer, não espera ganhar dinheiro com o Valkyrie… "Já será muito bom se não perdermos dinheiro, mas não é por isso que fazemos este carro. É uma marca na nossa história, queremos ter aquele ‘efeito poster’, os miúdos vão apaixonar-se pelo carro, os pais vão falar sobre ele, é um carro simbólico".